• site3irmaos

A Oftalmologia Veterinária

No atual cenário de desenvolvimento tecnológico e de condução de pesquisas cada vez mais aprimoradas, a medicina veterinária se destaca com uma das principais beneficiadas.


Todos os dias, avanços importantes no que diz respeito a novos tratamentos e a novas tecnologias que têm como foco o bem-estar dos nossos animaizinhos são divulgados. Se pensarmos no número de pets que habitam as nossas casas, não é surpreendente esse avanço. Já são mais de 2 milhões a população de cães, e mais de 700 mil a população de gatos somente em Santa Catarina. É natural, portanto, que a medicina veterinária, assim como a humana, esteja em constante evolução, a fim de tratar qualquer problema de saúde que os nossos amigos possam ter.


Nesse cenário, o estado vem contando, cada vez mais, com serviços veterinários especializados em atender a demanda de forma mais eficiente. Dentre as especialidades que têm se destacado, uma merece bastante atenção, a oftalmologia veterinária. Em constante desenvolvimento, essa área é a principal responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento de enfermidades nos olhos e em seus anexos. Considerando que a expectativa de vida de cães e gatos hoje é bem maior do que no passado, a oftalmologia se apresenta como uma importante aliada para tutores que buscam uma melhor qualidade de vida para os seus animais.


O olho é um órgão único e constituído por tecidos nobres e altamente especializados, o que requer um cuidado todo especial. Além de sensível, a região que o constitui precisa de diagnósticos precoces e atendimento preciso quando uma doença ameaça se instalar. O paciente portador de oftalmopatias necessita de uma intervenção rápida e correta com objetivo de diminuir a dor, impedir automutilação, controlar a pressão intraocular, combater as infecções e preservar a visão. Em resumo, precisa de um profissional competente e qualificado para lidar com todas as suas particularidades.


Como dito anteriormente, a expectativa de vida dos pets aumentou. É compreensível, então, que animais pequenos, como cães e gatos, manifestem alterações oculares comuns da velhice, como a catarata, a degeneração de retina e as neoplasias oculares. Contudo, as doenças oculares podem acometer estes animais em todas as idades. Cães jovens podem manifestar alterações congênitas como o dermoide ocular, a distiquíase e o entrópio. Nos gatos é comum a conjuntivite por Herpesvirus felino. Nos cães de qualquer idade, a ceratoconjuntivite seca, as alterações na terceira pálpebra e os traumas corneanos podem ser observados com grande frequência. Diversas doenças sistêmicas podem se manifestar por meio de alterações oculares, como a hipertensão arterial, a cinomose, a leishmaniose visceral e as hemoparasitoses transmitidas pela picada do carrapato.


Com todas essas doenças citadas, fica clara a necessidade de se buscar um médico veterinário oftalmologista quando há algo de errado com os olhinhos dos nossos peludos, não é mesmo? É esse especialista que vai fazer o diagnóstico correto e aplicar o tratamento mais adequado, de modo seguro e confortável.


Aqui na Clínica Veterinária 3 Irmãos nós contamos com a Dra. Lenara. Ela é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e possui duas especializações. A primeira delas é em Treinamento em Serviço em Medicina Veterinária com Ênfase em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A segunda é em Treinamento em Serviço em Medicina Veterinária com Ênfase em Oftalmologia Veterinária, também pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Quer saber mais sobre o assunto? Agende uma consulta conosco pelo 33223390. Ah! E não se esqueça de que o nosso plantão é 24 horas.


0 visualização

© 2018 - Todos os direitos reservados para Clínica Veterinária 3 Irmãos