• Veterinária 3 Irmãos

Quando afecções oculares são emergenciais?

Há algumas semanas, a Dra. Lenara Gonçalves escreveu um pequeno artigo para o blog dela, falando um pouco sobre as afecções oculares e sobre a necessidade de procurarmos atendimento veterinário de urgência diante de uma situação do tipo. Abaixo, replicamos o artigo na íntegra:


Todos nós estamos enfrentando momentos bastante difíceis por causa do novo coronavírus (Covid-19), microorganismo responsável por uma pandemia que atinge todo o planeta. Ao menos por enquanto, o que se sabe é que o vírus se espalha de forma bastante rápida e que não há remédios ou vacinas disponíveis para combatê-lo. Por isso, as autoridades sanitárias e de saúde têm insistido que a principal medida para atenuar a sua circulação é ficar em casa.


Mas, por mais que respeitemos a medida, há situações em que a urgência nos obriga a sair de casa. Exemplo disso é um eventual problema de saúde com os nossos filhotes.

Por isso, de modo a deixar vocês mais calmos, vou falar um pouco sobre os problemas que demandam um atendimento urgente. Desse modo, vocês podem avaliar com mais clareza se precisam mesmo sair de casa agora ou se podem esperar as coisas se normalizarem para agendar uma consulta.


Segundo TURNER, S. M; (2010), as condições oftálmicas de emergência mais comuns são proptose, que é quando o bulbo ocular se desloca da órbita; lacerações de córnea/prolapso de íris, que são lesões da superfície do olho; outras lesões de superfície ocular, mais especificamente na córnea, como úlcera corneal profunda ou descemetocele, úlcera de córnea com melting e lesões químicas; trauma contuso; uveíte ou glaucoma agudo; luxação de lente aguda; exoftalmia aguda, quando o olho fica mais exposto de forma aguda; hifema agudo, quando há sangue dentro do olho; e cegueira de manifestação súbita.


Como sinais clínicos gerais que podem ocorrer nessas condições acima, podemos citar:

  • Olho vermelho de aparecimento agudo

  • Córnea opaca

  • Olhos fechados

  • Lacrimejamento

  • Dor

  • Coceira

  • Fotofobia


Alterações oftálmicas de emergência podem piorar em horas e a ida urgente ao consultório do veterinário especializado em oftalmologia se faz necessária. Este profissional está munido de conhecimento e equipamentos específicos que possibilitam o rápido diagnóstico, tomando breve posicionamento para preservação do bulbo ocular e/ou da visão.

Dentre os equipamentos, destaco o chamado biomicroscópio com lâmpada de fenda, que contribui de forma importante no diagnóstico de afecções oftálmicas.




* Imagens obtidas por meio do biomicroscópio com lâmpada de fenda.

Se você tem alguma dúvida sobre um possível problema nos olhinhos do seu cão ou gato, sempre consulte um médico veterinário oftalmologista. Lembre-se de que a estrutura ocular é bastante sensível, demandando atenção e rapidez nos diagnósticos.

22 visualizações

© 2018 - Todos os direitos reservados para Clínica Veterinária 3 Irmãos