• Veterinária 3 Irmãos

Tudo sobre o Shih tzu

O shih tzu é um cachorrinho bem companheiro e adora brincar, mas não é o tipo de raça que precisa de muito espaço, o que o torna perfeito para pequenas residências. Ele adora ficar no colo do tutor e, muitas vezes, o segue pela casa inteira. Isso acontece porque ele não gosta muito de ficar sozinho por longos períodos. Sempre atento a tudo, volta e meia late quando ouve algum barulho em volta de casa.


Ele pesa em torno de 4 a 7 quilos e tem uma altura média de 20 a 28 centímetros. A sua expectativa de vida gira em volta dos 15 anos. Já representado em documentos, pinturas e objetos de arte datados de 624 a.C, acredita-se que ele tenha vindo da China.

Durante a maior parte da Dinastia Ming, que governou a China entre 1368 e 1644, ele foi adotado como animal doméstico e era muito querido pela família real. Com a Revolução Comunista no país, a raça quase foi extinta. Hoje, todos os shih tzus descendem de 14 cachorros (sete machos e sete fêmeas). Alguns deles foram importados para a Inglaterra, onde a sua criação começou em 1930. Lá, a raça foi inicialmente categorizada como lhasa apso, mas depois o Kennel Club inglês separou o lhasa apso do shih tzu em duas raças distintas.


O shih tzu costuma se dar bem com todo mundo, o que inclui outros animais, pessoas estranhas e crianças. Mas, há que se ficar alerta para que ninguém machuque os seus olhinhos – que estão sempre em evidência. De modo geral, ele gosta de latir para avisar quando nota algo diferente e, por isso, controlar a frequência e a intensidade do seu latido é importante para que ele não arranje encrenca com os vizinhos.


Os longos pelos do shih tzu exigem cuidado. É importante dizer que ele não solta muito pelo, mas ao atingir a maturidade, a queda aumenta por um curto período de tempo, quando os pelos jovens são substituídos por pelos de um adulto. Apesar da pelagem farta, os banhos podem ser dados semanalmente.


Os olhos proeminentes do shih tzu não devem ter contato com o topete, para evitar irritações. Além disso, a combinação desse aspecto com o focinho curto deixa os olhos expostos. Cuidado com os lugares em que ele vai farejar, para que os olhos não sejam feridos em quinas ou mesmo em um galho de planta. Mantenha os olhos dele limpos e seque bem quando fizer a higienização.


O shih tzu é saudável e não tem grandes problemas de saúde. Nesse aspecto, os principais destaques são a tendência à coprofagia (quando o cachorro come o próprio cocô ou de outros cachorros) e o focinho “amassado”, o que o deixa mais sensível ao calor, ao frio e à umidade. De qualquer modo, a consulta periódica com o veterinário é muito importante para garantir que qualquer complicação possa ser diagnosticada precocemente e um tratamento possa ser atribuído.


Curiosidades 


O nome shih tzu significa “leão” em chinês. Eles também são chamados de “the chrysanthemum-faced dog” (cachorro com cara de crisântemo, em português) porque o pelo do rosto cresce em todas as direções. Apesar de ser possível encontrar na internet algumas formas alternativas de grafia, como chitson, cheetos, sitzu, shiatsu, xitsu, chips, chitsu, schutz, shitizu e muitas outras, todas estão incorretas, já que a única forma de escrever o nome dessa raça é shih tzu.


Texto adaptado de doghero.com


0 visualização

© 2018 - Todos os direitos reservados para Clínica Veterinária 3 Irmãos